A Rede Jandyras surgiu em 2021, como resultado do projeto “Rede de Articuladoras Ambientais”, desenvolvido com a proposta de fortalecer e ampliar a participação de mulheres no debate político das agendas ambientais de Belém. Sua construção se iniciou através de uma formação online e gratuita produzida pela Mandí, na época Ame o Tucunduba, para 40 mulheres majoritariamente não brancas de 18 a 35 anos da Região Metropolitana de Belém. Dentre as realizações, destacamos a criação da Agenda Climática para Belém (2021) e a aprovação da proposta de criação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas no Plano Plurianual (PPA) de Belém (2022-2025).
Percebendo o interesse das integrantes da Rede em dar continuidade nos trabalhos e realizações conquistadas, convidamos duas outras organizações parceiras para se juntarem a nós no processo de fortalecimento das integrantes no trabalho coletivo e ativista. O Clima de Eleição forneceu apoio às Jandyras compartilhando informações, ferramentas e práticas para atuar dentro dos espaços públicos de tomada de decisão, como resultado foi desenvolvido um Plano de Advocacy para a Rede, a fim de guiá-las no processo de tomada de decisões e norte de atuação. Por sua vez, o Movimento Moara fortaleceu as Jandyras na facilitação e acompanhamento da criação da estrutura organizacional e fornecendo condições para a governança do coletivo, de forma a trabalhar e elaborar resoluções de interesse comum de forma democrática, o fruto desse processo é o Guia de Propósitos, Princípios, Cuidados e Estrutura da Rede Jandyras.
Mesmo com nosso (Clima de Eleição, Organização Mandí e Movimento Moara) apoio e direcionamento, todas as agendas foram construídas com base nas prioridades das próprias integrantes da Rede Jandyras. Nesse processo, 2 campanhas narrativas foram desenvolvidas: Fórum Climático Já e Aperte Verde Pela Amazônia.
Uma das principais mudanças resultantes deste projeto, destacamos o estímulo ao aumento da participação social pela ação climática consequência direta da atuação em conjunto entre Rede e Mandí, consolidando estas como lideranças locais de referências para tomadores de decisão em espaços institucionais de construção de políticas públicas. Um exemplo disso foi a realização da sessão especial “Política Municipal de Mudanças Climáticas” na Câmara Municipal de Belém, um marco histórico para a cidade pois foi a primeira vez que a Câmara realizou uma sessão para debater o tema com a população.
Um dos marcos de sucesso do projeto “Jandyras VAC” está na autonomia alcançada pela Rede Jandyras. Atribuímos essa conquista à colaboração conjunta das organizações Mandí, Clima de Eleição e Movimento Moara, que proporcionaram ferramentas e preparo para tomadas de decisões coletivas, empoderamento às integrantes para assumir a gestão para operar de forma autossuficiente e assim se tornarem independentes da Mandí. Isso é um ganho notável na promoção da conscientização e da ação em relação às questões climáticas na comunidade local.