Para enfrentar a urgência das mudanças climáticas em Belém, lançamos em julho de 2022 a campanha Fórum Climático Já, com a proposta de chamar atenção da sociedade civil e poder público, sobre a urgência de Belém ter um Fórum para debater e propor ações para lidar com os efeitos da crise climática na cidade. Em setembro de 2023 conseguimos tornar o Fórum uma realidade e com a Rede Jandyras como membro deste espaço de decisão tão importante para nossa cidade.
Em 2021, quando criamos a Rede Jandyras e lançamos a Agenda Climática para Belém, nossa cidade não tinha nenhum plano ou espaço de discussão para lidar com os efeitos da crise climática na cidade. Mas agora tem!
Aprovado no Plano Plurianual (PPA) de Belém (2022-2025) por meio de emenda da vereadora Bia Caminha, o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas é a primeira proposta da nossa Agenda Climática a ser admitida pelo município.
Para garantir que o Fórum saísse do papel, lançamos em julho de 2022 a campanha Fórum Climático Já, durante a abertura do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), como parte das ações do “Jandyras VAC”, projeto realizado em coalizão por nós (Mandí), Rede Jandyras, Clima de Eleição e Movimento Moara, promovido pelo Programa Vozes pela Ação Climática Justa.
Uma das ações mais significativas realizadas pela campanha foi a sessão especial sobre a “Política Municipal de Mudanças Climáticas” na Câmara Municipal de Belém, um momento histórico para a cidade, visto que essa foi a primeira vez que este tema foi debatido na CMB. Participaram do evento representantes da Universidade Federal do Pará e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organizações e vereanças conectadas à pauta.
Após o lançamento, trabalhamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na construção da minuta que instituiu o Fórum. Para garantir melhor participação da sociedade civil nesse processo, realizamos em fevereiro de 2023 uma leitura coletiva do texto original da minuta, como forma de colocar em prática uma reivindicação da campanha: um processo transparente e participativo desde o início.
Em setembro de 2023, pouco mais de 1 ano após o lançamento da campanha, o Fórum se tornou realidade e com a Rede Jandyras ocupando uma cadeira como membro do Fórum. Uma conquista gigantesca da sociedade civil organizada em defesa do território!
Seguiremos comprometidas dando suporte à Rede em sua atuação ativa dentro do Fórum, e estamos acompanhando as resoluções, garantindo a transparência e promovendo a participação da sociedade civil dentro deste espaço.