MANDI

contato@mandi.org.br

COPs

COPs

Nos últimos anos a Amazônia se tornou o centro do debate climático. Entretanto, uma coisa ainda nos incomoda: a escassa presença dos amazônidas na liderança desse debate. Sendo assim, a Mandí tem articulado para estar presente nas conferências climáticas para advogar pelo território em defesa das pautas relacionadas à água, saneamento e cidades.

COP 27 (Egito/2022)

Durante o evento, entregamos a Agenda Climática Para Belém ao então presidente eleito Lula e integramos nossa atuação com outras organizações entregando uma carta-intenção ao Consórcio Interestadual da Amazônia.

COP das Baixadas (Belém-PA/2023)

Idealizada pelo Gueto Hub em parceria com 19 organizações atuantes na Amazônia, a COP das Baixadas teve sua primeira edição em fevereiro de 2023. Percebendo a relevância e necessidade de um espaço em que a sociedade civil possa debater e fazer intervenções sobre as mudanças climáticas e suas implicações em territórios periféricos de Belém, consolidou-se a COP das Baixadas como uma coalizão  entre as organizações parceiras para fortalecer as atuações e construir estratégias para acesso dessas nas próximas Conferências do Clima da ONU (COP), especialmente a que será em Belém em 2025.

Conferência de Bonn (Alemanha/2023):

Participar da Conferência foi mais uma forma de nos prepararmos para a COP 28, entendendo as dinâmicas globais. Durante o evento pudemos trocar informações com outras organizações latino-americanas e conversar diretamente com a delegação do governo brasileiro que está responsável pelas negociações e entender o foco do Brasil acerca da pauta climática.

Diálogos Amazônicos e Seminário de Desenvolvimento na Amazônia (Belém-PA/2023)

Participar de eventos regionais e nacionais como esses também é crucial para nós. Isso demonstra o compromisso da Mandí em abordar questões específicas da região amazônica e destacar a importância das bacias hidrográficas e rios urbanos dentro das agendas climáticas.

COP 28 (Dubai-EAU/2023)

Pelo segundo ano consecutivo, a Mandí marcou presença na Conferência, esta foi bastante significativa para nós, pois consideramos que a COP 28 foi o início do caminho para a COP 30, que será em Belém. Além das muitas reuniões articulando e entendendo como podemos caminhar e construir soluções pensando em adaptação e resiliência para o território amazônico, também construímos junto com outras organizações da Amazônia o Comitê COP 30, uma colaboração que buscam dar voz à sociedade civil, promovendo seu protagonismo e assegurando um espaço fundamental para colaborar de maneira conjunta com as autoridades responsáveis na preparação da COP na Amazônia em 2025.